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PERGUNTAS FREQUENTES
 

Sistema de Inscrição

Quero alterar a minha senha de cadastro. Como faço?

No topo da página do site, acesse o sistema de inscrição com o seu CPF e senha. Após acessar, vá no item "Alterar meu Cadastro", procure pelos campos "Senha Atual" e "Nova Senha", informando respectivamente a sua senha atual e a nova senha a ser utilizada no sistema. Em seguida, salve os dados.

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Esqueci a minha senha. Como devo proceder?

Ao acessar o site de inscrição, no topo da página, há a área de login no site com os campos CPF e senha. Abaixo da senha clique no link "esqueci minha senha". Ao clicar sobre este link, digite o seu CPF. Um link de redefinição de senha será enviado ao seu email que fora cadastrado no sistema.

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Meu cadastro já está confirmado, só que não consigo realizar a minha inscrição, pois no site é exibida a seguinte mensagem: “No momento não há cursos disponíveis para o seu perfil!” O que fazer?

Verifique qual o nível da sua formação informada no seu cadastro no site da inscrição, conforme o tipo de edital do curso desejado.

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Não consigo anexar o meu currículo no cadastro. O que faço?

O sistema suporta o currículo no formato pdf no tamanho de até 10Mb. Caso seu documento não esteja nesse formato e/ou o tamanho exceda os 10Mb, modifique-o para ser enviado no sistema.

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Não lembro do meu e-mail cadastrado no sistema de inscrição. Como alterar este email?

Acesse na área de login do site existente no topo da página principal, e informe seu CPF e senha. Após acessar o sistema, vá no item "Alterar meu Cadastro". No campo e-mail, altere para o desejado, e caso tenha outros dados para serem alterados, aproveite e faça as alterações.

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Não recebi o e-mail de confirmação de inscrição com a ficha cadastral. Como faço para acessá-la?

No topo da página do site, informe seu CPF e senha e clique em acessar. Vá no item "Minhas inscrições". Visualize a sua inscrição realizada para o edital desejado e clique sobre o link "Ficha Cadastral". A ficha de cadastro deverá ser arquivada em seu computador para o envio posterior para a UNA-SUS/UFMA para a confirmação de realização do processo seletivo, caso necessário.

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Quero saber se a minha inscrição foi realizada corretamente. Como verifico?

No topo da página do site de inscrição, informe o seu CPF e senha e clique em acessar. Em seguida, clique no item "Minhas inscrições" visualizando todas as inscrições realizadas no sistema da UNA-SUS/UFMA.

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Como entro com recurso sobre o resultado do edital?

No topo da página do site, informe o CPF e senha e clique em acessar. Vá no item "Minhas inscrições" e visualize as inscrições realizadas na UNA-SUS/UFMA. Visualize o campo "Recurso" e clique no link "Enviar", informando o seu recurso. Caso o link "Enviar" não apareça, é porque o prazo para o envio de Recurso ainda não se iniciou ou já foi finalizado.

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O que é o Questionário Perfil do Candidato que aparece no momento que tento fazer a minha inscrição? Tenho que responder todas as questões?

É um questionário que a UNA-SUS/UFMA utiliza para o desenvolvimento dos seus cursos, de acordo com o perfil do candidato. Para prosseguir com a inscrição, é necessário que todas as perguntas sejam respondidas. Assim que finalizar o questionário, a última etapa do processo de inscrição será apresentada.

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Solicitações de Documentos

Como solicitar documentos?

Para que sejam emitidos os documentos referentes aos cursos da UNA-SUS/UFMA é necessário que o aluno faça uma solicitação por meio da Central de Atendimento. Em seguida, será gerado um número de protocolo e o documento será enviado em um prazo de até 10 dias úteis através da Central de Atendimento.

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Como solicitar a prova de 2ª chamada?

A solicitação deverá ser feita pelo aluno por meio da Central de Atendimento, após justificar sua ausência. As datas previstas para solicitação serão comunicadas pelos tutores, coordenação do curso e no Ambiente Virtual de Aprendizagem.

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Quais os documentos/serviços que podem ser solicitados à Secretaria Acadêmica e qual o prazo para recebimento destes?

Os documentos abaixo serão disponibilizados em um prazo de até 10 dias úteis a partir da solicitação via Central de Atendimento:
Avaliação de 2ª chamada;
Justificativa de falta;
Antecipação de Apresentação de TCC;
Cópia da ata de defesa de TCC;
Cópia de Documento em arquivo;
Histórico Escolar;
Declaração de aluno regularmente matriculado;
Declaração de Conclusão de Curso;
Declaração de Participação na Jornada e Apresentação de TCC;
Certificados (2ªvia);
Matriz curricular;
Programa de disciplinas cursadas;
Realização de prova em outro pólo;
Requerimento para aproveitamento de disciplina;
Requerimento para Desligamento do Curso;
Revisão/Retificação de notas.
Cancelamento/Desistência do Curso

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Posso realizar a prova em outro Polo?

A realização de prova presencial em polo onde o aluno não está inscrito será possível mediante liberação da coordenação do curso, após prévia solicitação via Central de Atendimento com, no mínimo, 10 dias de antecedência.

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Como justificar ausência no encontro presencial?

Para justificar a ausência em qualquer atividade do curso, o aluno sempre deverá acessar a Central de Atendimento. Assim, será emitido um número de protocolo e o aluno terá até 3 dias úteis, após a data da atividade, para entregar a justificativa à coordenação e/ou aos tutores do curso, anexando documento comprobatório.

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Após a conclusão do curso, em quanto tempo o certificado será emitido?

O aluno que frequentar todos os módulos curriculares previstos no curso e obter aproveitamento satisfatório, além de ter o TCC defendido e aprovado, receberá o Certificado de Conclusão em um prazo de 6 meses a 1 ano, a contar da data de defesa.

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Onde fica, qual o horário de Atendimento e como entrar em contato com a Secretaria Acadêmica?

Endereço: Rua Viana Vaz, nº 41, Centro – São Luís/MA
Email: sec.academicaunasus@gmail.com
Telefone: (98) 3272-9632
Horário: 08:00 às 17:30h.

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Onde solicitar ou consultar o cronograma do curso da UNA-SUS/UFMA?

O cronograma encontra-se atualizado no AVA/Ambiente Virtual de Aprendizagem da UNA-SUS. O aluno deverá consultar, na página principal, na barra superior “Cronograma” .

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Posso mudar o meu Polo?

Não. A escolha do polo é feita pelo próprio aluno no ato da inscrição de cada curso. A partir disso, os alunos são distribuídos em salas virtuais e os tutores também são definidos. Por conta da antecedência que a organização precisar ser feita e cada sala necessitar agregar até 30 alunos, a modificação de polo não poderá ser efetuada, a fim de não comprometer a estruturação elaborada.

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Quais os procedimentos para fazer aproveitamento de disciplinas?

Solicitar à Secretaria Acadêmica através da Central de Atendimento, anexando a seguinte documentação:
1) Certificado de Especialização.
2) Histórico Escolar da Instituição de Ensino Superior de origem e os planos de ensino das disciplinas (ementas) a serem aproveitadas para comprovação de carga-horária e conteúdos programáticos, desde que tenham sido cursadas nos últimos 3 (três) anos.
O prazo para confirmação (ou não) do aproveitamento será de 15 dias, a contar da data que o aluno deu entrada na Secretaria Acadêmica via Central de Atendimento.

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Quem poderá receber o Certificado de Conclusão de Curso?

O Certificado deverá ser entregue ao próprio discente ou ao seu representante legal. Na ocasião, o aluno deverá apresentar um documento oficial de identificação com foto. Mas, se a entrega for feita ao representante legal, é necessária a apresentação de uma Procuração Simples com firma reconhecida.
Para os alunos dos polos fora de São Luís, os certificados serão enviados aos polos de origem de cada aluno.

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Avaliações e Monitoramento

Quando serão disponibilizadas minhas notas?

As notas serão lançadas assim que as atividades forem corrigidas por seu respectivo tutor. Entre em contato com ele e tire suas dúvidas.

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Caso haja alguma necessidade não respondida por este FAQ, a quem se deve recorrer?

Para quaisquer outras dúvidas, o aluno deverá acessar a Central de Atendimento. Ao enviar uma solicitação, será emitido um número de protocolo e o aluno receberá resposta em até 3 dias úteis, após a data desta solicitação.

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Como são feitas as avaliações?

No curso, são previstas avaliações on-line e presenciais.
As avaliações on-line ocorrem em cada módulo do curso. São compostas por diversas atividades, que estão sinalizadas no planejamento de cada módulo, com seus respectivos prazos de realização.
As avaliações presenciais ocorrem no polo em que o aluno está matriculado. As datas das avaliações presenciais encontram-se no cronograma do curso.

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Em que momento é possível o aluno acompanhar o seu desempenho no curso?

A partir do primeiro acesso no Ambiente Virtual de Aprendizagem já será possível acompanhar o andamento individualizado. Para mais detalhes, http://www.avaunasus.ufma.br.

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O que fazer quando algum prazo for perdido?

Ao longo do curso, são previstas diversas atividades para a reposição de nota (exceto o TCC). Assim, o discente deve aguardar o período de reposição, que será estabelecido de acordo com a demanda. Tão logo seja possível viabilizar uma nova data para suprir qualquer prazo perdido, o aluno será notificado. Para tanto, mantenha contato com o seu tutor.

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Qual o período para a postagem de notas?

O tutor tem até sete dias úteis após a finalização das avaliações on-line para fazer a postagem das notas no ambiente. A respeito da avaliação presencial, o tutor tem o mesmo prazo de postagem da nota, porém este será iniciado a partir do recebimento destes documentos pelo tutor, que pode depender dos correios.

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Qual o peso de cada atividade?

O peso das atividades on-line corresponde a 40% da nota. Já as avaliações presenciais possuem peso de 60%.

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Quantas avaliações on-line são necessárias?

As avaliações on-line são realizadas conforme o módulo, ou seja, dependem da quantidade de fóruns, questionários, diários definidos pela Coordenação Pedagógica de cada curso. Em cada planejamento modular é possível visualizar a quantidade exata de avaliações a serem realizadas no módulo.

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Quem monitora e avalia o aluno?

O tutor está responsável por avaliar e monitorar os alunos.

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Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Estou com dificuldade em escolher meu tema. O que devo fazer?

Sugerimos reflexões em dois contextos:
- A respeito de todo o conteúdo abordado durante o curso, buscando qual temática você mais se identificou, que gostaria de se aprofundar ou que já tenha certa experiência;
- Sobre a realidade de seu local de trabalho, identificando algum aspecto com deficiência, que necessite de uma intervenção profissional.

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Quem é o meu orientador?

O orientador de TCC é a pessoa que realizará a condução da construção do Trabalho de Conclusão de Curso. Importante lembrar que o orientador de TCC e o tutor podem ou não ser a mesma pessoa. Seu orientador irá se apresentar a você pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem. Você pode visualizar seu orientador e enviar mensagem para ele clicando no perfil que aparece no canto superior esquerdo da sala virtual de TCC.

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Como será o contato com o meu orientador?

A interação entre o professor orientador e cada aluno será SOMENTE PELO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM. 
Cada orientador terá até 02 dias (48h) para responder a uma mensagem deixada. Além disso, você também terá 02 dias (48h) para respondê-lo.

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Onde será a construção do TCC?

Elaborou-se uma sala virtual de TCC para o desenvolvimento dos trabalhos. O aluno terá acesso a esta sala, bem como o professor orientador. O aluno terá uma visualização específica, onde será apresentado, além dos campos de postagem das etapas que irão compor o seu trabalho, um progresso no desenvolvimento de seu TCC.
A barra de progresso do seu trabalho mudará de cor conforme o desenvolvimento do TCC. Além dos campos de postagem das etapas que irão compor o seu TCC, o orientador irá visualizar as postagens efetuadas por você e corrigirá seu TCC.
OBS: Reforçamos que os contatos e orientações entre aluno e orientador deverão ser efetuados somente pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

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Como será a elaboração do TCC?

A elaboração ocorrerá em etapas. Serão 04 etapas. Os itens específicos a serem desenvolvidos em cada etapa estão contidos no MANUAL DE TCC, presente no AVA. Você terá um prazo específico para postagem de cada etapa. Seu orientador também terá um período determinado para correção. Estes e outros prazos a respeito da elaboração do TCC podem ser visualizados no CRONOGRAMA DE TCC disponível no AVA.
OBS: As etapas NÃO TERÃO SEUS PRAZOS PRORROGADOS, exceto em caso de problemas técnicos.

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Posso fazer uma pesquisa de campo?

Não, pois se trata de um formato de TCC em que o aluno realizará uma pesquisa, envolvendo ou não seres humanos, com metodologia específica. Neste tipo de trabalho, o aluno poderá coletar dados, a partir de aplicação de questionários, fazendo experimentações ou comparando situações. Conforme definido na Resolução CNS nº196/96, todo projeto de pesquisa que envolva seres humanos (direta ou indiretamente) deve ser submetido à apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP).
Com isso, a coordenação optou por não oferecer tal opção para o aluno, visto ser um trabalho que demanda um maior tempo a ser iniciado, o que não é nosso objetivo.

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Qual o tipo de TCC o aluno deverá elaborar?

O tipo de trabalho desenvolvido será PLANO DE AÇÃO. Trata-se de um formato de TCC, em que o aluno irá elaborar um projeto, a ser direcionado a algum órgão competente, com base na identificação de uma problemática em sua realidade de trabalho. O aluno terá que definir itens necessários para a viabilização deste plano de ação, tais como metas, impactos esperados, cronograma, dentre outros.
No AVA, o aluno poderá observar os itens que devem ser desenvolvidos em cada etapa da elaboração do seu Plano de Ação. Este tipo de TCC é interessante, pois permite que o aluno faça uma reflexão a respeito da realidade encontrada em seu local de trabalho, elabore um instrumento possível de modificar uma realidade, trazendo resultados positivos para uma comunidade. Não serão aceitos outros tipos de TCC, como: Revisão da Literatura ou Pesquisa Científica.

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Quanto tempo terei para elaborar meu trabalho?

Foi definido um cronograma de TCC, que está presente na Sala de TCC em nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem. Neste material, o aluno encontrará as datas de início e término do seu trabalho.
É importante destacar que nenhuma etapa será prorrogada pela Coordenação, salvo por questões técnicas do sistema da universidade. Por isso, é imprescindível que os prazos estipulados no cronograma sejam cumpridos.

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Meu orientador ainda não respondeu minha mensagem. O que devo fazer?

Caso o seu orientador não responda até o prazo de 48h, entre em contato com a supervisão de curso.
A Supervisão de TCC só entrará em contato com o orientador quando o prazo realmente estiver ultrapassado as 48h sem resposta.

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O que devo fazer caso perca o prazo para a POSTAGEM DE ALGUMA ETAPA do meu TCC?

Caso alguma etapa não seja postada no período adequado, o aluno deverá postar o referido material juntamente com a postagem subsequente (exceto na etapa quatro, pois é a postagem final do trabalho, apenas para validação do TCC pelo orientador com atribuição de nota). Após a postagem efetuada, a correção será realizada da mesma forma e, em seguida, a construção do TCC seguirá normalmente. Reforçamos: as etapas NÃO TERÃO SEUS PRAZOS PRORROGADOS, exceto em caso de problemas no sistema.

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O que é PLAGIO?

Você deverá referenciar cada autor pesquisado e citado em seu TCC, caso contrário será considerado Plágio e você será impedido de finalizar o curso. Caso tenha alguma dúvida, seu orientador poderá ajudá-lo.

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O que fazer no período em que o orientador estiver corrigindo uma etapa?

Durante o período de correção das etapas, recomendamos que aproveite para continuar a elaboração da etapa conseguinte. O fato de estar no período de correção de uma etapa não o impede no avanço da elaboração do TCC.

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É obrigatória a defesa de TCC?

Sim. A defesa de TCC é obrigatória para conclusão do curso e deverá acontecer de forma presencial.

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Como será a defesa de TCC?

As defesas de TCC acontecerão na: JORNADA DE TCC – UNA-SUS/UFMA: Evento científico desenvolvido pela UNA-SUS/UFMA em que serão apresentados os TCCs. Será uma oportunidade do (a) aluno (a) apresentar o seu trabalho e participar, simultaneamente, do evento. Todo aluno deverá levar no dia da defesa de TCC seu documento de identidade, ou qualquer outro documento oficial de identificação pessoal com foto, a ser apresentado à Comissão Organizadora do evento.
Durante a apresentação, o aluno deve estar atento às seguintes normas:
- O trabalho deverá ser apresentado por meio de banner, devendo apresentar os itens solicitados no Manual de TCC a uma banca examinadora no tempo hábil de até 15 minutos;
- A banca examinadora irá avaliar o seu trabalho, bem como sua apresentação, de forma tranquila e reflexiva.
- A arguição da banca será de até 10 minutos;
- O aluno deve levar duas cópias impressas de seu trabalho no dia da defesa (encadernação simples, com capa em espiral), a ser entregue à banca examinadora, não sendo necessária cópia digital. No trabalho escrito, o aluno deverá deixar o campo dos nomes da banca examinadora em aberto.

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Onde serão realizadas as defesas de TCC?

As defesas de TCC serão realizadas em polos específicos, cuja definição será divulgada posteriormente por meio do site da Jornada de TCC, bem como no AVA.

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Conteúdo

5.1 Qual é a data limite para a entrega das atividades do módulo?

Os prazos de entrega das atividades são bem definidos e explícitos ao início de cada unidade e da própria atividade, além de constarem também no Cronograma do Curso (presente na aba superior direita do ambiente virtual).

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Onde posso tirar minhas dúvidas?

Suas dúvidas devem ser direcionadas ao seu tutor on-line.

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Como eu sei quais os tópicos que devo ler ou os exercícios que devo fazer?

Todo o conteúdo disponibilizado no módulo deve ser estudado. Ao início de cada módulo, é disponibilizado o conteúdo fragmentado em unidades. As unidades constam de livro multimídia, livro em pdf, material audiovisual e atividade. Todo o material da unidade deve ser estudado pelo aluno para entendimento e fixação do conteúdo, além de capacidade de resposta das atividades nas unidades. Serão essas atividades que contarão para a obtenção da nota do módulo.

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Onde encontro os exercícios que devo postar a cada módulo?

As atividades de cada módulo estão identificadas na lateral da tela, à esquerda do aluno, assim como seus prazos para envio. O link direciona o aluno para a página da atividade e lá estão contidas todas as informações necessárias para efetuá-la. É importante ressaltar que após o término do prazo, o aluno não terá mais acesso à atividade.

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Problemas no Ambiente Virtual - AVA

Como acessar as atividades de um módulo?

No ambiente de sala, existe uma aba “Atividades”, onde você encontrará as atividades programadas para serem realizadas pelos alunos durante o estudo do módulo referente.

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Não consigo mais responder o fórum. O que devo fazer?

A maioria dos fóruns dos cursos possui prazos definidos pela coordenação do curso. Observe no planejamento da disciplina se o prazo do fórum não expirou, pois ele não ficará mais disponível para aceitar participações dos alunos.

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Como acessar os fóruns?

O Fórum é uma ferramenta de interação assíncrona, ou seja, não ocorre em tempo real. Isso quer dizer que o aluno pode participar em qualquer dia ou horário. Durante o estudo de cada disciplina, os tutores poderão cadastrar temas no fórum relacionados ao conteúdo abordado, objetivando aprofundar o conhecimento e promover a interação entre alunos. Diante disso, é de suma importância a contribuição de todos com informações que possam enriquecer a discussão.

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Como vejo meus recados recebidos e enviados?

Após acessar o AVA com seu usuário e senha, clique no link Mensagens, posicionado ao lado esquerdo da tela. Você encontrará um histórico das mensagens enviadas e recebidas.

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Não consigo visualizar os vídeos da disciplina. Como devo proceder?

Os vídeos exigem uma conexão de internet boa. Verifique se a sua conexão de internet está estável e se o seu navegador de internet está atualizado.

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Não lembro minha senha, não consigo acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA.

Você poderá receber sua senha por e-mail. Basta clicar aqui , preencher os campos com seu CPF e e-mail cadastrado.

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Encontros Presenciais e Provas

Justificativa de ausência em encontros presenciais. O que devo fazer?

Para justificar a ausência em alguma atividade do curso, o aluno deverá fazer uma exposição de motivos através da Central de Atendimento, anexando documento comprobatório. Será gerado um protocolo e o aluno terá até 03 (três) dias úteis após a atividade realizada para enviar esta justificativa para a coordenação de curso e tutores.

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Sou adventista do sétimo dia e não posso comparecer a alguns encontros. O que devo fazer?

Você deverá comunicar este fato para a Coordenação, através da Central de Atendimento, e aguardar novos encontros que serão propostos pela Equipe do Curso.

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Discordo do enunciado ou da resposta oficial de alguma questão da prova que acabei de fazer, seja ela on-line ou impressa. Como devo proceder?

Para justificar o desacordo com o enunciado ou com a resposta oficial de alguma questão da prova, o aluno deverá solicitar retificação de notas ou revisão de provas através da Central de Atendimento. Será gerado um protocolo e o aluno terá até 03 (três) dias úteis após a prova realizada para enviar esta justificativa para a coordenação e para os tutores do curso.

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Quantas avaliações presenciais são feitas?

É realizada uma avaliação presencial ao final de cada eixo ou conforme peculiaridade de cada curso. Em caso de dúvidas, acesse o cronograma do curso, disponível no AVA.

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Abra o seu protocolo, digite seu login e senha abaixo para entrar no sistema:

 
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